quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A Norma que partiu



Norma Bengell em Os Cafagestes
 
A atriz Norma Bengell morreu na madrugada desta quarta-feira (9), vítima de complicações decorrentes de um câncer de pulmão.  Estava com 78 anos.

Uma das principais atrizes do Cinema Novo brasileiro, Norma Bengell protagonizou o primeiro nu frontal da cinematografia nacional, no filme "Os Cafajestes", dirigido em 1962 por Ruy Guerra. Dona de uma beleza estonteante, voz sensual, Norma começou a carreira fazendo comédias de chanchada, como "O Homem do Sputinik" (1959), de Carlos Manga e protagonizada por Oscarito.

No cinema, trabalhou ainda com Walter Hugo Khouri ("Noite Vazia"), Julio Bressane ("O Anjo Nasceu"), Paulo Cézar Saraceni ("A Casa Assassinada"), Glauber Rocha ("A Idade da Terra"). Sua presença sedutora encantou também a crítica internacional, como a conceituada revista francesa Cahiers du Cinema.

Além de atriz, Norma aventurou-se também como cineasta, estreando em 1988 com "Eternamente Pagu", mas causando polêmica com sua versão de O Guarani (1987), por conta das acusações de irregularidades na prestação de contas da produção. Seu último trabalho como diretora foi  o documentário "Infinitamente Guiomar Novaes" (2003).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário