quarta-feira, 17 de julho de 2013

Casa de comadres e as promiscuidades


A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira oito mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Brasília e Fortaleza, todos expedidos pela Justiça Federal, na Operação 1905, que investiga fraudes no programa Minha Casa Minha Vida. O inquérito foi aberto após reportagem do GLOBO revelar que ex-servidores do Ministério das Cidades montaram empresas de fachada para operar o programa em pequenas cidades e que construtores tinham de pagar propina à RCA Assessoria para participar das obras.

Segundo a PF, um suposto esquema envolvendo instituições financeiras, correspondentes bancários, empresas de fachada e seus respectivos responsáveis desviaria recursos destinados à construção de casas em municípios com menos de 50 mil habitantes. Os investigados podem responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, estelionato, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas chegam a 32 anos de prisão.


A Polícia Federal confirma que há indícios de que ex-servidores do Ministério das Cidades, valendo-se do conhecimento adquirido e da suposta influência junto ao órgão, atuariam junto ao programa prestando serviços inexistentes e, em alguns casos, recebendo uma espécie de “pedágio”, a partir da cobrança de empresas contratadas para a construção de unidades habitacionais que, segundo informações, jamais foram construídas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário