sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dá com uma mão e leva com a outra


A seca prolongada baixa o níveis d´água nos reservatórios prejudicando a geração de energia na hidreléticas deve encarecer a conta de luz. Apesar de ter as tarifas reduzidas pela presidente Dilma a partir do mês que vem, com a prorrogação dos contratos de concessão, o consumidor terá de arcar com um novo custo na conta de luz: o "risco hidrológico".

O termo técnico indica um gasto extra que ocorre principalmente em épocas de seca, quando a produção das hidrelétricas diminui e a empresa é obrigada a comprar energia no mercado livre (cujos preços não são regulados - leiam-se termelétricas, parques eólicos e solares e outros),  para honrar seus compromissos com os clientes.

Nos contratos antigos, as elétricas tinham uma remuneração maior pelo serviço prestado.Por isso, ficava a cargo delas arcar com o custo da compra de energia se houvesse dificuldade para cumprir os compromissos.

Com a renovação das concessões, a tarifa vai cair, na média, 20%, segundo compromisso do governo federal.  Porém, o consumidor passará a assumir essa conta maior se for preciso comprar mais energia no mercado livre.

A mudança passará a valer a partir do dia 5 de fevereiro, quando ocorre a revisão tarifária extraordinária das distribuidoras e o consumidor saberá se o desconto na tarifa realmente será o prometido. Se houver necessidade de ampliação da estrutura ou qualquer novo investimento, o consumidor também terá que bancá-lo.

Achou o que?


Nenhum comentário:

Postar um comentário