quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O futebol a boiada e os tubarões


Quando se começa a querer inventar a roda é sinal de que a situação preocupa. É assim que Federação Norte-riograndense de Futebol – FNF, claro, que com todo o apoio dos clubes filiados, na cara de pau tira da primeira fase do campeonato estadual de 2013, os times ABC e América, por conta de uma nova prioridade, que é o copa do nordeste.  
 
O esporte pode até um negócio de privado, onde mandam os cartolas e empresários (essa nova espécie do futebol), mas que mexe com interesses e a emoção de toda a população. Quase ninguém consegue ficar imune ao futebol. É coisa rara. Logo, é quase uma entidade pública. Um patrimônio imaterial como gostam os novos modernistas da linguagem. Mas futebol virou essa moeda de especulação financeira, onde os clubes são birôs e o torcedor se vira na ilusão. 

O campeonato estadual, na verdade, foi relegado a uma disputa de acesso do 1º para o 2º turno, quando saem dois times para entrada de América e ABC, que caem de paraquedas, e do nada abocanham as duas vagas. É a segunda divisão dentro da primeira. Arrumasse um jeito decente na tabela, mas não esse arranjo mal ajambrado.

É mais daquelas novidades para quebrar a tradição, e ao que parece, não vai dar acesso a nada onde ABC e América alcancem a mão. Mas os clubes pequenos compraram a idéia de uma nova emoção. Pode ser. Vamos ver. E o torcedor não teve o direito de dizer, achar nada, de opinar em nada, afinal ele é apenas um detalhe com direito as arquibancadas. Uma boiada dentro do caminhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário