sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Se passar pelo rio

***
Se passar pelo Rio de Janeiro neste verão vá o Paço Imperial, no centro da cidade, e confira a mostra “1911-2011 Arte Brasileira e depois, na Coleção Itaú”, um recorte amplo e abrangente de uma das coleções mais representativas do país. Reúne 186 obras de 137 artistas destacados nos últimos 100 anos de artes plásticas no Brasil.

A exposição está recheada com obras de Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Portinari e Di Cavalcanti até Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, passando por Iberê Camargo, Cícero Dias, Maria Martins, Volpi, Hélio Oiticica, Paulo Bruscky, Lygia Pape, Rubens Gerchman e outros mais. A mostra é divida em seis grupos com algumas subdivisões: A Marca Humana; Irrealismos; Modos de Abstração; A Contestação Pop, Na Linha da Ideia; e Outros Modos, Outras Mídias.

Já o Paço Imperial é um lugar fascinante no Rio, nas velhas margens da Baia de Guanabara. A primeira sede administrativa no País, onde D. João VI despachava. Residência imperial. Lá onde D. Pedro I decretou o Dia do Fico e a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Izabel. Um mergulho na história. Um programa legal.

***O Impossível - Maria Martins (escultura em bronze)

Nenhum comentário:

Postar um comentário