segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Paulo Ró e a música paraibana em Natal


O músico paraibano Paulo Ró está lançando seu novo CD, intitulado “Cantus Popularis”. O show de lançamento será na quarta-feira - 30 de novembro - às 19h, no Auditório do IFRN- Campus Cidade Alta.

Paulo Ró é músico e compositor com uma longa história na música paraibana,onde atua desde os anos 70, quando iniciou suas pesquisas e produções musicais. Em 1974, experimentava sons diferentes nos violões, nas percussões, com ritmos impares, criando instrumentos para novas sonoridades. A partir daí, criou junto com Pedro Osmar o grupo de resistência cultural paraibano, “Jaguaribe Carne de Estudos”, com a finalidade de vivenciar a música livre, aprofundar pesquisas musicais, produzir situações de arte-educação, dialogar com outros artistas, outras expressões artísticas e incentivar manifestações culturais na cidade de João Pessoa.

Em “Cantus Popularis” Paulo Ró expressa uma profunda pesquisa nas raízes populares da cultura nordestina, trazendo cocos de roda, cirandas, a mazurca, os congos e lapinhas. A partir de um olhar próprio, Paulo recria o vasto universo da cultura popular, modificando, reelaborando, fragmentando, adicionando, misturando e distorcendo suas mais fortes referências, como as Cambindas Brilhantes de Lucena, entre outros grupos e mestres populares. A pesquisa-vivência de Paulo Ró lhe confere certa intimidade com o universo popular, dando-lhe tanto abertura para recriar e registrar suas impressões, quanto a responsabilidade de fortalecer e difundir as autênticas raízes da cultura musical brasileira.

O trabalho mostra de forma contemporânea e original a nobre e singela poesia, o colorido descritivo e cativante da música que o povo simples brinca, demonstrando o prazer, a versatilidade e a riqueza composicional, revitalizando a música tradicional em todas as suas instâncias, trazendo para o convívio do público de hoje a música que é passada de pai para filho, num processo histórico de resistência cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário