quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Macalé toca em dezembro


O show Revendo Amigos, com o cantor e compositor carioca Jards Macalé, dia 2 de dezembro no Bar do Zé Reieira, Rua Professor Zuza, Cidade Alta, marca a celebração do Dia Nacional do Samba em Natal. O espetáculo terá a apresentação especial do Nós do Beco, grupo musical que vem revitalizando a tradição do gênero na cidade, e do guitarrista e arranjador Joca Costa e da cantora Heliana Pinheiro.

Sempre às primeiras sextas de mês, o Nós Beco se apresenta no local interpretando pérolas genuínas do samba e do choro nas obras de autores como Pixinguinha, Noel Rosa, Cartola, Waldir Azevedo, Nelson Cavaquinho, entre outros, prestando tributo a esses mitos. O grupo vem cumprindo temporada de shows musicais no local deste o início do ano .

O concerto de Jards Macalé, que estará lançando Jards, seu novo disco, se insere no roteiro de homenagens à música brasileira que o Nós do Beco vem realizando no Centro Histórico. Principalmente pela ligação que o artista tem com o samba em sua carreira.



Jards Macalé

Jards Anet da Silva, nascido no Rio de Janeiro, é um dos grandes artistas brasileiros. Pouco conhecido do público, Jards é um grande violonista e compositor de talento. Ele nunca freqüentou as paradas de sucesso, mas sua grande obra tem lugar especial na história da MPB.

O apelido “Macalé”, surgiu, segundo ele próprio, da sua própria falta de habilidade nas peladas de futebol que jogava com os amigos ainda adolescente. Resolveram lhe chamar assim pois o um volante chamado “Macalé” era um piores jogadores do Botafogo naquele período.
O músico estudou violão clássico e orquestração. Ainda jovem foi convidado para acompanhar Nara Leão no histórico show Opinião e para dirigir os primeiros espetáculos de Maria Bethânia. Foi a Londres no final dos anos 60 para dirigir e tocar violão no antológico álbum Transas que Caetano Veloso gravou no exílio.

De volta ao Brasil, provocou grande polêmica ao apresentar no Festival da canção de 1969, desafiando a censura, ao apresentar a música Gothan City, uma metáfora sobre a cidade do Batman. Nos anos 70 Macalé participou dos melhores momentos de Gal Costa, os discos Legal e Fatal. Fez parceria com Moreira da Silva, criador do “samba de breque” e rei da malandragem carioca, e gravou o disco Macalé canta Moreira.

Com quase 50 anos de carreira, Macalé gravou apenas nove discos, todos elogiados pela crítica, com especial destaque para Contrastes (1977) no qual se revelou intérprete orginal intérpete de grandes mestres do samba como Ismael Silva.

O mais recente tributo ao talento de Macalé foi a regravação do clássico Vapor Barato (parceria com Wally Salomão) pelo grupo Rappa, que se tornou o único sucesso de sua carreira.

Numa época em que a quantidade é mais valorizada do que a qualidade, cresce a importância de um artista original como Jards Macalé por sua imensa contribuição à música e pelo ainda pequeno reconhecimento de sua obra.



Dia Nacional do Samba

Show Revendo Amigos

Com Jards Macalé e Nós do Beco

Participação especial: Joca Costa e Heliana Pinheiro

Data: 2 de dezembro

Horário: 20h

Local: Bar do Zé Reieira, Rua Professor Zuza, Cidade Alta

Mesas: R$ 60

Informações: 8837 5465/8815 8687

Email:m.ziza@uol.com.br e mblues66@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário