quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A morte anunciada de Kaddafi


Fim de uma era na Afríca Subsaariana. Muamar Kaddafi morreu lutando, como ele próprio anunciou. Foi pego em combate, e abatido pela milícia do Conselho Nacional de Transição, o novo governo instalado pelo Ocidente, com apoio da OTAN. A internet mostra as imagens da barbárie.

O controverso ditador da Líbia - que não era um santo - deve virar mártir entre as tribos leais. Lembrando que a Líbia é um país tribal, e esse conflito não deve acabar com as tribos ainda divididas.

Aliás, esse novo governo da Líbia também não parece ser filé. Mal assumiu o poder e a Anistia Internacional já anda denunciando a promoção de torturas nas prisões controladas pelos rebeldes.

Enquanto isso, no Bahrein a população é sufocada pelo governo, com suporte da Arábia Saudita e o silêncio do Ocidente. Na Síria, o governo ataca e mata quem protesta, enquanto o Ocidente trata o caso em banho-maria. São países aliados. No Oriente, pelo visto, impera a lei dos dois pesos e duas medidas para as velhas ditaduras. Mateus, primeiro os meus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário