terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nem Ford nem sai de Simca

Depois de prender Boneco Cidadão, prefeita Micarla manda acabar com os shows no Beco de Lama. A programação cultural gratuita vinha funcionando muito bem, talvez por isso, esteja sendo perseguida.

Aliás, a perseguição aos bares do Beco da Lama já tem mais de ano. O primeiro tiro foi a proibição de mesas e cadeiras na calçada do bar de Nazaré, que havia há décadas e nunca atrapalharam nada nem ninguém. Nunca houve reclamações, nem mesmo da Maçonaria que se reúne no andar superior do prédio onde funciona o bar. Mas a prefeitura achou de empombar em cima de nada.

Sobre o assunto, o jornalista Sérgio Vilar escreveu um texto muito lúcido que, data vênia, o Território Potiguar replica:

Estão acabando com o maior Beco do mundo

E Nazaré me contava que Carlos Eduardo, mesmo quando prefeito, visitava o Beco da Lama. Naquela época, o apurado do bar era 50% maior. Isso porque ela colocava cadeiras e mesas em uma calçada de pouco movimento, de boemia tradicional. Nunca ninguém reclamou. Era local disputado pela melhor ventilação. Hoje, todo mundo bebe e come entocado no bar, com medo da fiscalização.

Peço desculpa ao leitor se não explicitei quem é Nazaré. Ela dá nome ao bar mais frequentado do Beco da Lama. É cumadre de Neide, do Bar da Meladinha, fechado na última quinta-feira pela insensatez municipal. O argumento jurídico-administrativo-burocrático-idiota é de que falta licença para funcionamento. Como se a boemia precisasse pedir licença para ancorar sua liberdade.

Por várias vezes elogiei a iniciativa, a credibilidade e o trabalho do produtor Marcelo Veni por aqui. Achei o máximo um cara conseguir produzir shows quase diários em um local morto e que clama – ou reclama – por segurança e movimento. Mas ele conseguiu. E sem o apoio do poder público. Talvez por isso vinha dando certo, trazendo gente ao abandonado Beco.

Mas o município precisa dar o ar da graça. Micarla precisa ser notícia, sempre. E resolve atrapalhar. Fechou o bar. Proibiu o evento. “Ora, se nós não conseguimos fazer um São João de alguns dias e pagar os cachês dos artistas, vocês vão fazer um mês de shows e sair impunes?”. Não pode. E o Centro Histórico, agora, tem mais essa para os causos de mesa de bar; entrou para os anais do Beco.

Leia mais no www.diariodotempo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário