quarta-feira, 16 de março de 2011

Cine Feminina no Salão de Nalva


A Mostra Cine Feminista também acontece em Natal. A programação começa nesta quinta-feira até o dia 18, sempre às 19hs no Nalva Café Salão (Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira). A mostra está acontecendo de modo simultâneo em várias capitais do país, e aqui é representada pelo coletivo Wen-Do.

O Cine Feminista surgiu em meio ao entusiasmo das ativistas organizadoras do Festival Vulva la Vida, ocorrido em janeiro deste ano na capital baiana. A idéia do grupo consiste na realização de uma mostra de filmes que tematizem/problematizem a constituição do universo feminino e do movimento feminista, assim como suas representações na sociedade atual.

A escolha dos filmes foi permeada pela orientação do grupo, que longe de se focar nos limites da identidade, almeja abraçar a diversidade e a igualdade de direitos. Os títulos abrangem assim, um rico percurso espaço-temporal, reunindo realidades culturais, éticas e estéticas distintas, mas que têm em comum a difícil luta pela emancipação da mulher, como ponto essencial da busca pela liberdade.

Apostando no cinema como linguagem provocadora e na ética do “faça você mesm@”, a mostra acontece de modo simultâneo em várias capitais do país, e é localmente representada pelo coletivo Wen-Do. Em Natal, o evento tem apoio do Nalva Café Salão e da Associação Cultural Cineclube Natal. Um grande lance!

Programação de filmes:

Dia 16/03
Moolaadé - produzido no Senegal, discute a prática nativa da circuncisão feminina. A história gira em torno de seis jovens que escapam da tradicional cerimônia africana. Duas delas vão para a cidade, enquanto outras quatro são protegidas pela esposa de um chefe da tribo.
Roteiro e Direção: Ousmane Sembene/ Origem: Senegal, França, Burkina Faso, Camarões, Marrocos e Tunísia/ Duração: 119 min / Idioma: Bambara/Francês / Ano: 2004/ Classificação Indicativa: 10 ANOS

Dia 17/03

Itty Bitty Titty Committee (Turminha das Sapinhas de Tetinhas Pequeninas) -
aborda um tema bastante raro nos filmes lésbicos, o ativismo político. Mostrando o despertar da personagem Anna (Melonie Diaz) para a realidade a seu redor, a partir de sua experiência como integrante de um grupo radical feminista, chamado C.(I).A. ou Clits In Action. Os conflitos de relacionamento e as ações políticas do grupo são mostrados com muito humor e música punk como pano de fundo.
Diretora: Jamie Babbit / Duração: 86 minutos / Ano: 2007 / Gênero: Comédia/Drama/Romance/ Classificação Indicativa: 16 ANOS

Dia 18/03
Libertárias - narra a história de seis mulheres de origens e classes sociais diferentes que se organizam em um grupo de anarquistas para lutar, de igual para igual com os homens, contra as tropas nacionais. Uma freira que descobre a solidariedade fora da fé, prostitutas, operárias e donas de casa unidas para defender seus ideais políticos e, ao mesmo tempo, fazer entender a seus companheiros as mudanças ideológicas e sociais pelas que também almejam conquistar.
Diretor: Vicente Aranda / Duração: 121 minutos / Ano: 1996 / País de Origem: Espanha, Itália, Bélgica/ Classificação Indicativa: 16 ANOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário