quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Feira familiar


Estão começando hoje, a 1ª Feira Estadual da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária e a 2ªI Feira de Economia Feminista e Solidária do RN. As feiras conjugadas acontecem ao redor da Catedral Metropolitana de Natal, na Cidade Alta. A programação vai até sábado.

Durante três dias do evento serão comercializadas hortaliças orgânicas frescas, comidas típicas e outros quitutes derivados de peixes e mariscos; doces, biscoitos, queijo, manteiga da terra, bolos, cocadas, mel de abelha, castanha de caju, artesanato em palha, renda e crochê. O peixe tilápia está disponível em posta, filé e inteiro natural.

Os produtos estarão expostos em estandes e em 115 barracas. São 230 expositores, divididos em 15 grupos sendo, 80 grupos formados somente por mulheres e 35 grupos mistos. Os produtores são oriundos de pequenas propriedades e assentamentos rurais de várias partes do estado.

A idéia dos organizadores é apresentar as potencialidades do Estado a partir de produtos baseados na agricultura familiar, artesanato e agroecologia. A feira também traz à tona o conceito de economia solidária como uma nova proposta frente ao sistema econômico vigente.

Uma economia sem a exploração de mão-de-obra, calçada nos núcleos familiares, uso racional do solo e dos recursos naturais, e que preza pelo respeito ao meio ambiente e ao ser humano. Os eventos são realizados pelo MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com Governo do Estado, Prefeitura e Arquidiocese de Natal e outras instituições governamentais e não-governamentais. Boa idéia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário