sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago de partida


A literatura e seus amantes perdem o escritor português José Saramago, que faleceu nesta sexta-feira aos 87 anos de idade. Saramago, o único autor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1998, era conhecido mundialmente pelo seu talento e a sua diversidade polêmica.

O último livro publicado foi Caim, em 2009. Atualmente o escritor trabalhava o livro Alabardas, Alabardas! Espingardas, Espingarda! que discorre sobre o tráfico de armas, que fica inacabado. O seu livro Ensaio sobre a Cegueira rendeu um bom filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles. Um triller de primeira qualidade. Nos últimos anos, o escritor vivia em auto-exílio em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha). Agora partiu pr'outros mares.

Saramago também mantinha o blog Outros Cadernos de Saramago – acesso pelo www.josesaramago.org.br
A última mensagem postada: Pensar, Pensar - Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário