terça-feira, 15 de junho de 2010

Natal em Bloomsday


O Departamento de Letras da UFRN, em parceria com o Departamento de Artes, promove nesta quarta-feira, 16, uma programação especial para comemorar o Bloomsday 2010. A programação é coordenada pelo professor Francisco Ivan, idealizador do evento em Natal, com atividades das 9h30 às 21h30.

O Bloomsday é comemorado no mundo inteiro numa homenagem ao livro Ulisses, do escritor irlandês James Joyce. A programação é variada durante todo o dia, e consta de
leitura dramática de texto original da peça "Exiles", de James Joyce, mostra de vídeos sobre a Irlanda e a obra de James Joyce; a palestra “Mortos, Vivos e Exilados - o Sublime em James Joyce”. A data vem se repetindo anualmente há mais de 15 anos na cidade.

Este ano, a novidade é encenação da peça, “Exilados” às partir das 20h, no Teatro Alberto Maranhão. A peça conta a história de um triângulo amoroso entre um artista que luta contra as convenções burguesas, sua esposa de forte personalidade, e um jornalista de temperamento sensual. O texto de Joyce mostra a frágil divisão de possessão existente quando amor e amizade realizam-se livremente sem restrições, sendo considerado síntese do pensamento do autor, com fortes traços biográficos.

É a primeira montagem de “Exilados” no Brasil. O espetáculo é dirigido pelo ator e professor da UFRN, Alex Beigui, que também faz parte do elenco ao lado Rummenigge Medeiros e Rebeka Carozza. A produção é de Tatiana Morais e Leila Tabosa.

Bloomsday
- O Bloomsday é um feriado comemorado em 16 de junho, na Irlanda, em homenagem ao livro “Ulisses”, de James Joyce. É a única comemoração em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a “Bíblia”. O livro considerado um dos marcos da literatura contemporânea ocidental, relata a odisséia do personagem Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904.

Nenhum comentário:

Postar um comentário