quinta-feira, 11 de março de 2010

Europa se manifesta em defesa dos presos políticos cubanos

Deu no Estadão: O Parlamento Europeu aprovou por ampla maioria uma resolução que condena a "inevitável e cruel" morte do dissidente Orlando Zapata e alertou contra o "fatal desenlace" que poderia haver para a greve de fome que outro preso político, Guillhermo Fariñas, realiza, segundo a agência AFP.

O documento ainda "deplora a ausência de todo gesto significativo" de Havana em resposta aos chamados da comunidade internacional pela libertação de todos os presos políticos em Cuba. O sistema carcerário da ilha é apontado como uma grave violação à Declaração Universal dos Direitos Humanos. A resolução foi aprovada por 509 votos a favor, 30 contra e 14 abstenções.

Os parlamentares pediram que os demais dirigentes europeus intensifiquem as medidas para exigir a liberdade dos presos políticos e "promover e garantir o trabalho dos defensores dos direito humanos na ilha" por meio da abertura de um diálogo estruturado com a sociedade cubana.

Comentário do Blog - Enquanto isso, o Brasil - através do nosso presidente Lula - prefere botar panos quentes e comparar presos políticos aos presos por crime comum. Queria ter ficado ouvir sem essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário