sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Reunião sem clima na Amazonia


Boicotaram o encontro promovido pelo Brasil, no dia de ontem em Manaus (AM), com os países da região amazônica para discutir a questão climática. Sete dos oitos países convidados para a pretensa Reunião de Cúpula declinaram do evento, frustrando o presidente brasileiro, Lula da Silva.

Apenas o administrador geral da Guiana (colônia francesa), Bharrat Jagdeo e o presidente francês Nicolas Sarkozy, marcaram presença. As desculpas foram as mais esfarrapadas possíveis, mostrando o desinteresse na causa pelos nossos vizinhos. A idéia de Lula era se afirmar como o porta-voz da Amazônia, levando uma proposta comum dos países a Conferência Mundial sobre o Clima, que acontece no mes de dezembro, em Conpenhague. Não vingou.

A falta dos "hermanos" irritou o presidente Lula, que se empenhou na promoção evento fazendo pessoalmente o convite aos seus colegas vizinhos. Foram convidados os líderes de todos os países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) --Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além da França.

Segundo o jornal Estado de São Paulo, Uribe (Colômbia) alegou problema numa perna, Evo Morales (Bolívia) se disse ocupado com as eleições do próximo mês, até o "muy amigo" Hugo Chavéz (Venezuela) alegou a visita presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que deixou o país na manhã ontem para evitar a reunião. Os outros justificaram compromissos inadiáveis. Antes inspirado, o presidente se vestiu com um terno no modelo dos usados por Evo Morales (foto). No final, restou a frustação.

E Lula se achando o estadista sul-americano sentiu na pele que não é muito levado a sério pelos colegas debaixo da linha do Equador. A não ser quando arruma alguma grana pros "hermanitos" ingratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário